Humildade

Creio que uma das lições que mais precisamos aprender é a da HUMILDADE!!!!
Como já sabemos, humildade nada tem a ver com pobreza ou ignorância de conhecimentos formais.
Tem a ver, sim, com a noção que temos do outro, com a visão que temos de mundo e com o conhecimento que temos de nós mesmos.

0115d0745567959b3270954d5a418a019b70582ffe-600x398
Essas percepções influem diretamente no que posso chamar de humildade, pois se tenho um olhar distorcido pra quaisquer um desses itens, corro o risco de meu orgulho e minha vaidade sobreporem e ameaçarem meu convívio saudável comigo mesmo e com o outro.
Analisando separadamente as coisas, pensemos em como vemos o outro!!
Eu ESCUTO o que o outro tem a dizer? Eu consigo acatar uma opinião? Eu lido bem com críticas? Eu já entro nas conversas achando que sei mais que quem está presente? Eu só quero ensinar? Eu não me disponho a ouvir porquê acho que já sei o que o outro vai falar? Eu procuro estar com pessoas que “teoricamente” sabem algo a menos?
Eu OBSERVO o mundo somente com base no que sei e tento empurrar isso “goela” abaixo das pessoas? Só a minha verdade sobre a sociedade, economia, política, ecologia, é que prevalece?
Eu acho que sou vítima do mundo e das pessoas a minha volta? Que as coisas não dão certo porque sempre alguém puxa meu tapete?
Eu me CONHEÇO o suficiente? Sei quais são minhas reações diante do que me acontece diariamente? Como fico quando sou contrariado? Como reajo quando a ideia de um colega é considerada melhor que a minha? Eu ajudo ou saboto o trabalho do outro? Eu me amo? Eu me respeito? Eu me preservo?
Se tivermos respostas de cunho negativo para essas perguntas, há aí um sério problema de falta de humildade a ser resolvido.

medo
E como fazer?
Transforme e exercite suas mudanças através dessas perguntas que estão acima!!!!
Se você não consegue ouvir o outro, procure se calar e exercitar a paciência e dar tempo ao outro para que ele se expresse.
Se permita reconhecer que outros podem ter ideias melhores que as suas.
Não tente convencer ninguém pelo excesso de palavras ou pelo grito, afinal, o convencimento vem principalmente pelo exemplo.
Pare de ser vítima e tome a direção de seu destino, VOCÊ CONTROLA SUAS DECISÕES!!!!
Se preserve procurando ouvir e ler coisas boas e positivas, ter conversas agradáveis e bons momentos com sua família.
Se permita chorar e pedir ajuda quando for preciso!!!
Enfim, HUMILDADE É EXERCÍCIO!!!! Nada cai do céu, tudo é conquista.
Então vamos?
E vamos com alegria!!!!!!!

logo_square_04_smaller